segunda-feira, 21 de março de 2011

Como pesquisar no Google - Parte I





A internet tem muita coisa. Há quem diga que tem tudo. Sabemos que ainda não é bem assim...

Mas com a imensidão de informações que ela nos oferece, como encontrar aquela que nos interessa? O meio mais fácil é se utilizar dos buscadores. O mais conhecido – e mais utilizado - sem dúvida, é o Google.


Entretanto, talvez, você já tenha se deparado com uma situação em que, mesmo o utilizando, não encontrou o que desejava ou, se encontrou, foi depois de muito trabalho.

O objetivo desse post é dar algumas dicas (facilmente encontradas na web) de como tornar a sua busca mais produtiva.

Em primeiro lugar, é bom lembrar que o Google só apresenta páginas que incluam todos os termos da busca. Vale lembrar que também não é necessário se preocupar com acentuação, uma vez que o Google não a utiliza na busca. Além disso, não se preocupe em usar maiúscula; se você digitar google, Google ou GOOGLE, os resultados retornados serão os mesmos.

Vamos lá.

O sinal - (not) pode ser usado para excluir um termo

Exemplo: Você busca uma resenha sobre o conto de Ernest Hemingway, As neves do Kilimanjaro. Porém existe um filme com o mesmo nome e, ao pesquisar, o site retorna, principalmente, resultados sobre o filme mas, como sabemos, você está interessado apenas no conto. Neste caso, você pode digitar o seguinte: as neves do kilimanjaro -filme. O site irá retornar todas as páginas que possuem as palavras digitadas, excluindo aquelas que possuem a palavra filme.
Usando as “ ” (aspas)

Quando você quiser pesquisar usando uma frase e deseja que o buscador retorne páginas que tenham essa frase exatamente na ordem em que você escreveu, use as aspas. Para quem gostar de plagiar, cuidado. Uma frase suspeita pode ser pesquisada no google e retornar a página da qual foi copiada. Sei por experiência própria, já peguei trabalhos de alunos que eram plágios e consegui provar facilmente apenas utilizando esse recurso.

Exemplo: “como pesquisar no google”. Dessa maneira, o buscador retornará apenas as páginas que possuem a frase exatamente como você escreveu.

Pesquisar em um site específico

Quando você digita uma palavra ou uma frase no Google, o sistema faz uma busca em todo o banco de dados, procurando a palavra ou frase em todos os sites cadastrados. Porém, pode ser que você deseja que ele retorne apenas resultados de um determinado site. Para fazer isso, use a palavra site, seguida de dois pontos, “site:” (sem aspas). Exemplo: Você deseja pesquisar sobre educação especial, mas deseja apenas pesquisar no site do Ministério de educação.

Como ficaria a pesquisa? Basta escrever o seguinte: educação especial site:mec.gov.br (observe que não foi necessário usar nem http://, nem www, apenas inserimos a informação a partir do nome do site, no caso, o MEC).

Usando o OR (em maiúsculas)

Quando o Google faz uma busca, ela retoma as páginas que contenham todas as palavras digitadas. Mas quando você quer pesquisar por uma palavra ou outra ao mesmo tempo, você pode utilizar a palavra OR ou |.

Exemplo: infarto OR infarte
infarto | infarte
(lembre-se que OR deve ser sempre escrito em maiúsculas ou pode ser substituído por |)


Pesquisando por termos similares

Para pesquisar por termos similares, basta que você acrescente o ~ (til) antes da palavras que você deseja pesquisar.

Exemplo: ~tecnologia educação


Usando define:

Buscando uma definição ou conceito para um determinado termo. Experimente usar o comando acima. Ele apresenta um páginas com links em que haja um conceito ou uma definição para o termo pesquisado.

Exemplo: define:internet


Usando filetype:

O comando filetype serve para identificar o tipo de arquivo que você deseja que o Google procure. Digamos que você procure apresentações de power point sobre o tema educação ambiental. A busca ficaria assim: educação ambiental filetype:ppt

Para conhecer as principais extensões de arquivos, você pode visitar o seguinte link: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/1444-as-principais-extensoes-de-arquivos-.htm

Em  outra oportunidade, continuo...

Ah... experimente digitar no google: político honesto e clique em Estou com sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...